Jardim Botânico
O Jardim Botânico Rio de Janeiro oferece a oportunidade do contato do homem com a natureza bem no meio da confusão da cidade.
Assim pode ser definido o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos dez mais importantes do gênero no mundo, que além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza.
Foi fundado no dia 13 de junho de 1808 por D. João VI, príncipe regente na época, o Jardim Botânico Rio de Janeiro foi criado com o objetivo de aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais.
O Jardim Botânico Rio de Janeiro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Isso porque tem grande importância histórica, cultural, científica e paisagística e a área foi definida pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera.
Conta com um espaço muito diversificado e podemos observar cerca de 6 500 espécies de planta, com algumas até ameaçadas de extinção, distribuídas em uma grande área de 54 hectares. São 330 000 plantas desidratadas, Carpoteca com 5 800 frutos secos, Xiloteca com 8 000 amostras de madeira, espaço grande com o Orquidário e uma biblioteca com cerca de 66 000 volumes e 3 000 obras raras.
Com suas palmeiras imperiais o Jardim Botânico Rio de Janeiro consegue fascinar a todos. E sendo esta uma ótima opção de passeio para aqueles que querem relaxar, estudar, ou só mesmo curtir a natureza bem de pertinho, e no meio da bagunça e correria da cidade grande.
Para quem quer conhecer o Rio de Janeiro, não pode deixar de visitar o Jardim Botânico Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as maravilhosas praias cariocas e outros pontos turísticos fascinantes.
Não deixe de conhecer no Jardim Botânico Rio de Janeiro
Chafariz Central (Chafariz das Musas)
Quatro figuras representam o chafariz central: a música, a poesia, a ciência e a arte.
É um núcleo arqueológico representando a atividade da antiga fábrica de pólvora.
Orquidário
É uma estufa construída no final do século XIX, na década de 1930 foi reformado, e em 1998 foi restaurada.
Ainda no espaço do orquidário é possível encontrar algumas plantas ornamentais, como os antúrios, filodendros, samambaias e as avencas, são cerca de dois mil vasos com uma das mais belas coleções do Jardim Botânico Rio de Janeiro.
Jardim Japonês
Criado em 1935, a delicadeza da cultura japonesa encanta os visitantes, com bonsais, cerejeiras, bambuzais e lagos artificiais com carpas.
Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico Rio de Janeiro
O Museu do Meio Ambiente está situado dentro do próprio Jardim Botânico Rio de Janeiro. Com uma área construída: 2.700m², é o primeiro da América Latina que se dedica à temática socioambiental.
É um espaço destinado para colaborar com a conservação da biodiversidade e a viabilização da sustentabilidade estreitando a relação entre as pessoas e o planeta com o desenvolvimento de exposições, atividades educativas e a criação de espaços de debate com abordagem transdisciplinar e participativa, para promover entendimento das diferenças e características culturais para o fortalecimento da cidadania
No Museu do Meio Ambiente dispõe de guarda-volumes individuais ou para grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário