sábado, 3 de janeiro de 2015

Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba 



O Jardim Botânico de Curitiba é um famoso cartão-postal da cidade. Os turistas que chegam à capital paranaense escolhem o local como cenário para as fotografias de recordação da viagem. Além disso, museus, passeios orientados e ecoturismo fazem parte das atividades disponíveis no local. 
Esse lugar é um dos símbolos arquitetônicos e turísticos do município. Além disso, é uma espécie de homenagem à Francisca Maria Garfunkel Richbieter, uma das primeiras responsáveis pelo planejamento urbano da cidade. O parque foi inaugurado em 1991 e contém diversas espécies da flora da Mata Atlântica e também de outros países. 
Na área do Jardim existem várias estufas de ferro e de vidro, onde estão guardadas as os exemplares que ficam expostos. A mais importante e famosa é a estufa que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres. A versão curitibana possui três abóbadas em estilo art-noveau e estrutura metálica. Ela é o ponto mais famoso do Jardim e um dos mais procurados pelos turistas que visitam Curitiba para tirar fotos. 

- Localização 
O Jardim Botânico está localizado no bairro de mesmo nome, que fica próximo ao Centro. Para chegar ao local, basta utilizar o sistema de transporte público, que é bastante eficiente. 
Quem preferir, pode aproveitar a malha cicloviária que interliga a maioria dos parques de Curitiba, sendo uma boa via de acesso. 

- O que fazer 
No Jardim Botânico, as principais atividades são o passeio pelas estufas, pelos jardins geométricos, pelo Museu Botânico Municipal e pelo espaço cultural Frans Krajcberg. Neste espaço, que recebe o nome do artista polonês, visualizam-se obras que expressam a revolta com a destruição da natureza provocada pelo homem. Todo o material exposto foi elaborado com restos de árvores queimadas ou derrubadas. 

- Quando visitar 
Durante todo o ano é possível visitar o Jardim Botânico. No inverno, embora o frio possa ser empecilho para alguns, a paisagem que se forma com as geadas tem uma beleza impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário