Barra de São Miguel
Ao sul do Estado de Alagoas, a 35 km da capital Maceió, Barra de São Miguel é considerada o maior balneário turístico do litoral de Alagoas.
As praias de Atalaia, Niquim, Praia Bonita, Praia do Meio, Porto de Vacas, Barra-Mar e Saquarema formam uma belíssima sucessão de praias que encantam os turistas pelo visual paradisíaco. Uma barreira de coral, paralela à praia, mantém as águas tranquilas e com a temperatura agradável durante todo o ano.A cidade é cortada pelo Rio Niquim, que chama a atenção pela cor de mel de suas águas. Também fazem parte de suas paisagens mangues, ilhas e croas (dunas de areia que ficam expostas com a baixa maré), e a Lagoa do Roteiro.A Praia do Gunga é uma das mais procuradas, o acesso é feito de barco, há possibilidade de passeios de jet ski e banana boat, e mergulho livre. A Praia Barra de São Miguel forma piscinas naturais, procurada por quem gosta de esportes náuticos, como caiaque, passeios de jangadas, de escuna, saveiros e até surfe.Com clima quente, temperatura média anual de 24ºC, a Zona da Mata nordestina constitui áreas de cerrado, uma das maiores áreas de restinga do Estado, mangues, canaviais e 9 km de Mata Atlântica.
Um dos passeios mais concorridos é o de barco, que leva à praia do Gunga e à lagoa do Roteiro, passando por ilhotas, manguezais e barreiras de recifes. Gunga, um dos cartões-postais de Alagoas salpicado de coqueirais e areias finas, fica na área de uma fazenda de coco, no encontro do mar com a lagoa.
Muitos barzinhos espalham-se pela orla – na alta estação, costumam lotar com as excursões vindas de Maceió. Neste caso, basta caminhar um pouco para encontrar uma faixa de areia quase vazia.Também na praia de São Miguel é comum a presença de ônibus fretados nos finais de semana. A turma toma conta da área que concentra os bares e os quiosques. Para fugir do burburinho, siga para o trecho em frente ás mansões, que é menos concorrido.