quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bahia

Pelourinho


O Pelourinho é história, inspiração e efervescência cultural.
É um dos principais cartões-postais de Salvador. Durante a época da escravidão, era o lugar onde os escravos eram castigados. A praça é cercada por várias casas antigas, no mais puro estilo colonial, dentre elas o casarão da Fundação Jorge Amado e igrejas como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Catedral Basílica, dois grandes exemplos da arquitetura da época da Colônia.
O Pelourinho é um capítulo à parte na visita a Salvador, o local reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum.
Na condição de primeira capital da América Portuguesa, Salvador cultivou a mão de obra escrava e teve os seus pelourinhos com várias colunas, fixadas em áreas públicas para expor e castigar criminosos. Instalados originalmente em pontos como o Terreiro de Jesus e as atuais praças Tomé de Sousa e Castro Alves, como símbolo de autoridade e justiça, acabou emprestando o nome ao conjunto histórico e arquitetônico do Pelourinho – parte integrante do Centro Histórico da cidade.
A construção de igrejas e solares no local intensificou-se no século XVII, período em que os grandes proprietários rurais manifestavam seu poderio aristocrático na arquitetura das residências. As edificações das ordens religiosas e terceiras e os sobrados suntuosos que passaram a rodear o Terreiro de Jesus, no século XVIII, refletiam a estratificação social da cidade. No século XIX, o comércio tomou gradativamente as antigas residências do Taboão e alastrou-se pelo Centro Histórico. Diversos profissionais liberais passaram a trabalhar e a residir na área, e os aristocratas deslocaram-se então para outros pontos da cidade.
O Pelourinho também é fonte de inspiração e palco para artistas brasileiros e estrangeiros – como Caetano Veloso e Paul Simon; até mesmo Michael Jackson já gravou cenas de um clipe ali.  O Centro Histórico de Salvador também reúne alguns dos melhores restaurantes e dos bares mais movimentados da cidade.
A efervescência cultural toma conta do multicolorido Pelourinho. As terças-feiras são reservadas a shows,  como o ensaio do Olodum, que atrai milhares de pessoas às ruas e praças do Pelourinho.
O Pelourinho é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela Unesco, em 1985.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Porto Seguro, Bahia

Arraial d’Ajuda Eco Resort em Porto Seguro

O Brasil possui excelentes opções de resorts para você curtir acompanhado da família, da pessoa especial, ou até mesmo sozinho. O Arraial d’Ajuda Eco Resort é um dos mais belos resorts brasileiros e fica localizado em Porto Seguro, na Bahia.
Arraial d'Ajuda Eco Resort
O Arraial d’Ajuda Eco Resort supera as expectativas até mesmo dos turistas mais exigentes. O local oferece conforto, elegância e requinte, sem falar da premiada gastronomia, das inúmeras opções de lazer, do atendimento atencioso e claro, das belíssimas praias paradisíacas.

Estrutura e Lazer

O resort oferece variadas opções de lazer para os turistas que o visitam. Podemos destacar:
  • Piscinas com vista para o mar
  • Quadras de tênis
  • Sala de Cinema
  • Salão de Jogos
  • Academia
  • Aulas de Yoga
  • Campos de Golf
  • Massagem
  • Sauna com vista para o mar
Para quem viaja com crianças, o resort é uma excelente opção de hospedagem, pois o local conta com monitores preparados para comandar diversas atividades com a garotada. Enquanto as crianças se divertem em gincanas, brincadeiras de colorir, jogos na piscina, cinema e muito mais, os pais podem descansar a cabeça e curtirem sossegados todas as delícias desse paraíso.

Gastronomia

O Arraial d’Ajuda Eco Resort já recebeu diversos prêmios pela sua gastronomia de altíssimo padrão. O resort oferece 2 restaurantes com vista para o mar e um cardápio de dar água na boca, além de 3 opções de bares (inclusive dentro das piscinas), os quais oferecem deliciosas opções de bebidas e petiscos.

Arraial d’Ajuda Eco Parque

Além de toda estrutura e opções de lazer citadas anteriormente, o turista que se hospeda no resort, ainda pode usufruir do Arraial d’Ajuda Eco Parque, um parque aquático com mais de 70 mil metros quadrados, o qual oferece uma série de atrações para o seu lazer e diversão. Confira:
  • Toboáguas variados (de todos os tamanhos e velocidades)
  • Tirolesa, arvorismo, escalada e rapel
  • Piscina com ondas
  • Piscina em forma de rio, com correnteza de verdade
  • Playground infantil
  • Quioques, fraldário, estacionamento, restaurante e muito mais
O parque aquático funciona das 10h às 17h e o transporte para hóspedes do Eco Resort é gratuito, nos horários definidos pela recepção. A entrada para quem se hospeda no resort também é gratuita e o voucher de acesso ao parque, deve ser retirado na recepção do resort.
Fique de olho em nossa categoria de resorts, pois em breve teremos mais artigos interessantes sobre resorts brasileiros e até mesmo resorts internacionais.